Páginas

Sobre o passado...

15/08/2014


- Essa foto está linda! - disse minha mãe.
- Que isso mãe? Apaga essa foto. – respondi.
- Mas você está sorrindo...
- Por isso mesmo. Apaga ela mãe.
Eu não sorria na frente dos outros sem colocar a mão na boca para esconder os dentes. Registros dos dentes desalinhados, em fotos, deveriam sempre ser apagados! Aprendi a sorrir depois dos vinte, depois do aparelho ortodôntico. Acho que não sei gargalhar até hoje.
Já faz onze anos que não coloco um vestido. Três anos desde a vez que decidi que definitivamente qualquer saia que eu tentasse vestir ficaria igual a uma saia de botijão. Roupas legais são para pessoas magras? Quem foi que disse que isso é o certo?
O coração ainda dói ao lembrar dos anos do Ensino Médio. Meu cabelo só conheceu uma chapinha boa, selagem e tinturas na época da Faculdade. Quem disse que ele era errado? Quem me convenceu de que ele era feio?
Como inventei aqueles regimes malucos, que trouxeram como consequência um tipo de intolerância a gordura? Batata frita no óleo não deve ser combinada com bife a milanesa. Parmegiana é quase um suicídio que se inicia no estômago, não importa o quão cheiroso esteja. Lasanha só um pedacinho, caso contrário, haja coca cola para me recuperar. Ela não desentope até pia?
Lembro de uma garotinha que, antes dos dez anos de idade, visitava a sala da diretora da escola reclamando do colega que a chamava de gorda, sendo que ele mesmo era bem gordinho. Naquele tempo não se falava em buling, e o dicionário do meu word nem conhece essa palavra. Não lembro de alguma providencia ter sido tomada pela escola.
Hoje me vem a dúvida: Quem, a final de contas, ensinou para as crianças que ser gordo é feio!? Quem ensinou que um cabelo é melhor que o outro? Quem disse que ser diferente é ruim? A televisão, as revistas, os irmãos e amiguinhos mais velhos, ou os próprios pais? Crianças são puras e sinceras, não são? O jardim de infância pode ser um lugar aterrorizante para muitas crianças. O Ensino Médio também.
Sei que não sou a única que tem lembranças assim, sei que muitas pessoas passam por situações parecidas. Gostaria que fosse diferente. Não sou perfeita. Nunca serei. Tudo que passei foi para aprender como tratar de outros, e para ensinar quem quiser ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário